<$BlogRSDURL$>

sexta-feira, maio 12, 2006

Calciocaos: Franco Carraro renunciou ao cargo 

O presidente da Federação Italiana de Futebol, Franco Carraro, 66, renunciou ao cargo nesta segunda-feira por causa do escândalo provocado pela publicação de escutas telefônicas comprometedoras entre árbitros e diretores da Juventus.
"Os compromissos da Federação nos próximos meses são numerosos e de grande amplitude. É preciso muita responsabilidade ao dirigente que cuidará desta função", anunciou Carraro por meio de um comunicado. Ele assumiu o comando da entidade no dia 28 de dezembro de 2001.
O ex-mandatário da FIGC é a primeira vítima da crise que surgiu na semana passada, quando transcrições de escutas telefônicas pedidas pela Justiça do país, em 2004, foram publicadas.
Entre as gravações aparecem laços de cumplicidade entre o diretor-geral da Juventus, Luciano Moggi, e um responsável pela escalação de árbitros para o Campeonato Italiano, Pierluigi Pairetto.
Várias vezes Moggi pediu a Pairetto que designasse árbitros de sua preferência para partidas amistosas realizadas em 2004. As conversas também se referiam a jogos da Liga dos Campeões da temporada 04/05.
Em um dos jogos da principal competição de clubes da Europa, o time italiano superou o Ajax por 1 a 0, em setembro de 2004. Dias antes do confronto, Pairetto, que era vice-presidente da Comissão de Arbitragem da UEFA naquela época, havia dito a Moggi que tinha "posto um grande árbitro para a partida em Amsterdã".
No início de Abril, o português Figo, da Inter de Milão, foi multado em 5.000 euros pela Comissão de Disciplina da Federação Italiana de Futebol pelas declarações que deu após a derrota para o Juventus por 2 a 1, em fevereiro.
Na ocasião, Figo havia dito que o diretor do Juventus Luciano Moggi tinha se encontrado com o árbitro Gianluca Paparesta antes do jogo.
|
Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Site Meter Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com